sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Versão brasileira de ‘High school musical 3’ estreia nos palcos do Rio neste sábado

‘Escola musical – A formatura’ é versão em português para enredo do filme.
Diretor diz ter roteiro para mais seis musicais baseados em HSM.

O elenco principal de 'Escola musical 3'. (Foto: Divulgação)

Os fãs cariocas de “High school musical” não precisam esperar uma oportunidade remota ou uma viagem para o exterior para ver a versão do musical da Disney ao vivo nos palcos. Estreia neste sábado (7) a peça “Escola musical: a formatura”, versão brasileira para o terceiro filme da franquia “High school musical”.

A versão é realmente brasileira, incluindo músicas em português: “Eu gosto de adaptar até mesmo o roteiro para a nossa realidade”, explica o roteirista e diretor Alessandro Dovalle. “Escola musical” estreou em julho de 2007, no começo da febre gerada pelo filme norte-americano. Esta é a quinta montagem do grupo, que além dos três filmes da série, teve spin-offs como “Escola musical: o show”.

Velocidade

Com um elenco experiente em seus papéis e no tema, Dovalle diz que as novas montagens são realizadas rapidamente, em poucos ensaios: “Conseguimos montar uma peça do ‘Escola musical’ em 15 dias. Levamos nove dias ensaiando ‘Escola musical – o show’”, explica.

Com essa velocidade, o diretor acredita que nunca vai faltar material novo para outras montagens: “Eu não preciso esperar a Disney lançar o ‘High school musical 4’, eu posso fazer outras coisas com os personagens – já tenho seis peças novas escritas para ele”, diz, citando nomes como “Escola musical – Safári” e “Escola musical – Anos 60”.

Dovalle diz que tem autorização para fazer a peça: “Nós podemos usar as músicas e o enredo. Apenas o nosso logo é diferente, para não confundir com o ‘HSM’”, explica, dizendo que tem uma advogada encarregada do assunto. A Disney foi procurada para explicar como funciona o processo de liberação da marca, mas não fez nenhum comentário.

Gabriella


Boa parte da energia para tantas apresentações vem do jovem elenco – a média de idade não vai muito além dos 18 anos, como é o caso de Gabriella Cavalcanti, 17, que interpreta a protagonista Gabriella Montez. “Sempre fui fã de ‘High school musical’”, confessa, “nós trabalhamos muito, mas eu sempre quero mais. Adoro o que eu faço”.

Foto: Divulgação
O logo de 'Escola Musical 3'. (Foto: Divulgação)

A atriz e bailaria acabou de passar no vestibular (para Comunicação Social), mas ainda não sabe o que quer da carreira: “Eu penso em ser atriz, mas também gosto de cantar e dançar. Quem sabe eu não viro apresentadora de programa infantil?”, imagina. Com o “Escola musical”, Gabriella já está criando seu próprio fã clube – já recebeu até carta de rolo de uma admiradora. “Agora só falta conhecer a Gabriella ‘de verdade’”, diz, se referindo à atriz Vanessa Hudgens, que interpreta a personagem no cinema.

Aos 27 anos, Igor Pontes, que faz o papel do protagonista Troy Bolton (namorado de Gabriella), vê o espetáculo como uma grande oportunidade. Começando na igreja, o ator já trabalha há 16 anos no meio artístico, e tem experiência em musicais – já atuou na versão nacional de “Moulin Rouge”, por exemplo.

Atualmente, Igor está procurando papéis na televisão, como ator de novelas – mas não troca o “Escola musical” por nada. “Aqui é uma família, eu me sinto em casa”, explica. E também dá a fórmula da longevidade do grupo (e, talvez, de toda a franquia “High school musical”): “É como dizem no filme, ‘We’re all in this together/ When we stand/ Hand in hand/ Make our dreams come true’(‘Estamos todos juntos nessa/ Quando ficamos/ Todos de mãos dadas/ Fazemos nosso sonho virar realidade)”.

Escola musical - A formatura

Quando: aos sábados e domingos, a partir do dia 7/2

Horário: às 18h

Onde: Av. das Américas, 2603 - Rio de Janeiro, RJ

Quanto: R$ 30

Nenhum comentário:

Postar um comentário