sábado, 25 de julho de 2009

Demi Lovato, a afinada princesa adolescente


As milhares de garotas esgoelando na plateia talvez não tenham percebido, mas as coisas não estavam indo muito bem para Demi Lovato durante seu show no Prudential Center no mês passado. Ao cantar e pular de um lado para o outro no palco, nos primeiros minutos de apresentação, nenhum som saia do microfone. Mais tarde ela errou a letra de algumas canções. Com experiência de quem está na carreira profissional há muito tempo, ela tentava mascarar seus sentimentos com um sorriso largo, mas seu rosto estampava flashes persistentes de preocupação, desconforto e medo.

Era a véspera da estreia de seu filme mais recente, “Programa de Proteção para Princesas”, no canal Disney Channel, no qual aos 16 anos Lovato é uma estrela em ascensão - provável herdeira do título de rainha do pop adolescente.

Embora em um passado não muito distante aquilo teria mostrado que a garota é uma automação de alegria, Lovato já está provando ser muito mais intrigante e muito menos previsível do que parece.

Por volta da metade do show ela cantou “Catch Me”,uma das melhores faixas do novo álbum Here We Go Again e a única que de sua única autoria. Como outras anteriores, a canção promete causar furor. Mas, à medida que Lovato foi tomando mais intimidade com as letras, um sentimento de calma tomou conta de seu rosto. Ela relaxou os ombros. Ao invés de incitar multidão com manobras elaboradas, ela se recolheu em si mesma e por alguns momentos parecia preferir estar tocando em um café longe dali, onde as luzes não fossem tão fortes.

“Eu estava sozinha em meu quarto quando escrevi a letra de ‘Catch Me’”, disse Lovato em uma entrevista concedida antes do show no Trump International Hotel, em Manhattan. “Essas canções representam muito mais para mim do que quando temos duas semanas para terminar o álbum e estou com três letristas diferentes”.

Corrida ao estrelato

O tempo certamente ficou mais curto para a cantora, letrista e atriz que apenas um ano atrás era um rosto relativamente novo no ecossistema Disney, fazendo shows de abertura na turnê de Jonas Brothers, apresentando seus próprios shows para algumas centenas de fãs e fazendo par romântico com Joe Jonas no filme televisivo “Camp Rock”.

Agora ela virou notícia com sua rápida corrida ao estrelado do pop adolescente – através de álbuns, filmes na TV e o seriado “Sunny Entre Estrelas” – um testemunho não apenas de sua inesgotável energia e de seu talento legítimo, mas também da vitalidade e eficiência da máquina de fazer estrelas da Disney, que cultiva jovens talentos em meio a plataformas de mídia.

Mas, embora já se equipare a Miley Cyrus, Jonas Brothers e, em um nível um pouco inferior, a algumas estrelas da franquia “High School Musical”– que trilharam um caminho similar em busca da fama – Lovato parece ter um plano diferente. Talvez juntamente com o ponderado Nick Jonas, autor que dá à mega banda Jonas Brothers um toque de cuidado, Lovato parece ter uma estética alternativa à Disney - ao mesmo tempo construindo a marca e dando a ela elasticidade.

Nos últimos três anos, através de uma série de sucessos pop e da sinergia de programas de TV, a Disney conseguiu se estabelecer como um canal variado e acessível voltado para a família. Enquanto Lovato reúne todos esses atributos com seu visual de rainha do baile e simpatia contagiante, ela também se destaca artisticamente, com gostos e atitudes que parecem não fazer parte do roteiro.

Com flashes de hard rock e pop-punk, seu contagiante álbum de estreia Don’t Forget certamente é o mais dinâmico do cenário Disney. Ela adora heavy metal e também faz covers de Aretha Franklin em seus shows, e afirma ter escrito centenas de canções.

Seu jeito diferente é ressaltado pelos papeis que recebe no Disney Channel. Enquanto Cyrus (“Hannah Montana”) e os Jonas Brothers (“Jonas”) fazem o papel de si mesmos em seus shows – jovens famosos tentando descobrir como ser jovem, famoso e normal – em “Sunny Entre Estrelas” ela atua como sua própria sombra: alguém tentando descobrir como se encaixar.

“Sou a nova garota, e me senti um pouco assim quando entrei nessa onda de Selena, Miley e Jonas Brothers”, disse Lovato, fazendo referência a Selena Gomez, sua melhor amiga e estrela do programa da Disney “Os Feiticeiros de Waverly Place”. “Tudo bem, então, onde é que eu me encaixo? Como posso ser diferente?”.

Clube do Mickey Mouse

O estrelato adolescente é um segmento complexo e intenso e a Walt Disney Co. vem aprimorando este mercado desde a estreia de “Clube do Mickey Mouse”, em 1955. No início dos anos noventa, uma nova versão do programa ajudou dar origem a uma geração de talentos que mais tarde passaram a dominar a cena pop: Justin Timberlake, Britney Spears e Christina Aguilera (Mesmo Ryan Gosling e Keri Russell chegaram a usar as orelhas de camundongo). Nos anos seguintes, Shia LaBeouf, Hilary Duff, Zac Efron e Ashley Tisdale também fizeram do programa da Disney um trampolim para o sucesso comercial.

Demetria Devonne Lovato fez sua estreia fora da empresa. Aos seis anos de idade ela conseguiu um papel em “Barney & Friends” e durante vários anos fez parte do circuito de concursos de beleza infantil. O YouTube trás um clipe hilário de Lovato aos 13 anos passando por uma infeliz sessão de cabeleireiro para um concurso de beleza no reality show “Split Ends” do canal Style Network.

De herança mexicana, italiana e irlandesa, Lovato cresceu cercada por entretenimento. Sua mãe foi cheerleader do time Dallas Cowboys e por algum tempo foi também cantora de música country. Sua irmã mais velha, chamada Dallas, é cantora e sua meia-irmã de sete anos de idade, Madison De La Garza, tem um papel recorrente em “Desperate Housewives”.

Demi Lovato consquitou espaços com presença de palco e personalidade

Lovato foi descoberta pelo Disney Channel durante uma chamada para elenco aberta em Dallas, sua cidade natal. Ela teve sua estreia no canal em 2007 na série cômica “Hora do Intervalo”. Em uma audição subsequente para um papel no sitcom “Jonas”, do Disney Channel (o qual ela não conseguiu), ela cantou para os executivos do canal logo conseguindo ser escalada para “Camp Rock” no papel da jovem cantora, filha da empregada, que tenta a todo custo ganhar os ouvidos e o coração de um pop star mimado, interpretado por Joe Jonas. O dueto “This Is Me”, com Jonas e Lovato, se tornou a canção mais marcante do filme, estabelecendo Lovato tanto como cantora quanto como atriz.

“Sua presença no palco e sua personalidade musical foram muito importantes para o negócio”, disse Abbey Konowitch, gerente geral da gravadora Hollywood Records (Lovato tem seu padrasto, Eddie De La Garza, como empresário, além de Kevin Jonas Sr, pai dos Jonas Brothers, e Philip McIntyre).

Lovato logo se tornou uma prioridade para o Disney Channel, apresentando-se com os garotos do Jonas Brothers, trabalhando em seu álbum de estreia Don’t Forget e filmando “Sunny Entre Estrelas”. Quando Gary Marsh, presidente de entretenimento da divisão mundial da Disney Channels , perguntou se ela estava preparada para o que estava por vir, “ela olhou dentro dos meus olhos e disse: ‘Eu já nasci pronta”’, lembra-se ele. “Acho que nem todas as pessoas que dizem isso realmente acreditam no que estão falando. Lovato tem um sentido assustador de seu destino. Ela construiu toda sua vida para que esse momento pudesse acontecer”.

Lançado no ano passado, o álbum Don’t Forget teve sua estreia na segunda posição do Billboard. Ela se recorda: “Pensei comigo mesma: Ok, você conseguiu. Você não está mais fazendo sucesso só porque aparece em um filme com o Jonas Brothers. Essas pessoas compraram essa música por sua causa”. E no mundo Disney da música, isso foi um grande passo.

Data de validade

Mesmo com sua fama crescente, o presente é sempre o entendimento que em alguns anos chegará a hora dela provar-se novamente: o sucesso adolescente já começa com data de validade definida.

“Em alguns dias eu olho para a multidão e penso: Nossa, que legal! É igualzinho ao que os meninos do Jonas Brothers estavam fazendo no ano passado!”, ela comentou sobre o público de seus shows, que desde o ano passado aumentou de algumas centenas para muitos milhares. “Em seguida eu olho para a plateia e penso: ‘Ah, mas não tem tanta gente como no show deles!’ Em alguns dias fico super animada, em outros fico com medo, pois sinto que vou ter de superar a pressão das expectativas”.

Ela concluiu afirmando que sua carreira tomará um rumo diferente: “Não me vejo fazendo televisão, mas me vejo dirigindo”, falando avidamente da possibilidade de tirar um recesso para estudar no Berklee College of Music. Lovato concluiu: “Se demorar 10 anos para eu me tornar a cantora que quero ser, está ótimo. Só não quero que em alguns anos eu não me orgulhe do que faço e isso vire um pandemônio. Quero poder contar a meus filhos: ‘Esse é o trabalho incrível que fiz’, ao invés de dizer: ‘Fui incrível por seis meses e agora ninguém mais quer saber de meu trabalho, pois minha fama acabou’”.

The New york Times, Tradução do Ig Música

2 comentários: